Segredo do sucesso empreendedor: peça ajuda!

Este artigo ensinará a pedir ajuda e indicações de negócios. A maioria dos EUpresários não atinge seu potencial máximo porque não pede, seja por vergonha, medo ou arrogância.

Por Ricardo Ricchini*

Pedir ajuda não significa implorar por socorro. Implorar pode ser visto como uma súplica desesperada para alguém que parece ser melhor que você. Então evite acentuar esses sentimentos negativos que baixam a autoestima.

Não implore! Nunca peça ajuda sentindo-se frustrado. Nunca diminua o seu valor, mesmo que suas últimas decisões tenham te colocado em uma posição frágil.

Pedir auxílio é estratégico. Às vezes isso parece expor suas fraquezas, mas quanto mais você buscar ajuda, menos seu orgulho se sente ferido.

Empresários com mentalidade de abundância pedem apoio com frequência. Uma definição para você: “rico” é o sujeito cercado de mentes brilhantes a quem pode recorrer quando necessário.

Em outras palavras, ter recursos abundantes tem tudo a ver com a qualidade das pessoas a quem você pede auxílio. A vida em “carreira solo” é desnecessariamente difícil.

Se você tem um problema e não busca por ajuda, a dificuldade tende a aumentar ou a diminuir?

As pessoas não têm obrigação de te ajudar se elas pensam que está tudo bem. E quanto mais você aparenta sucesso, mais as pessoas acham que você não precisa de ajuda. Porém, você sabe que quanto mais está no alto, mais a solidão grita.

Como você pede ajuda? Fazendo perguntas. Faça perguntas relevantes. A eficácia de suas perguntas determina a qualidade da ajuda que você receberá.

Importante!

Peça ajuda, não peça dinheiro, mesmo que você precise muito. Se você precisar de dinheiro, nunca o enquadre como “ajuda”. Vai soar como a tal da súplica e você receberá em troca o sentimento de dó. Experimente fazer isso no banco. Os juros do empréstimo sobem. Experimente suplicar para um investidor anjo. Ele vira as costas para você.

Como pedir ajuda?

Pedir ajuda é como pedir conselhos. “Como posso melhorar minha apresentação?” “Estou com dificuldade de receber indicações qualificadas de negócios. Pode me ajudar com feedbacks?” Pedir ajuda e estar comprometido a corrigir os erros transmite confiança.

Como pedir indicações?

Se você já é reconhecido pelo seu trabalho, tem autoridade no seu grupo Nexus e a confiança de seus parceiros de negócios, pode e deve pedir diretamente indicações. Está desperdiçando o seu tempo se não está pedindo recomendações de negócios para as pessoas que tem justamente a função de te ajudar.

Aprenda a buscar ajuda. Sim, algumas pessoas vão te julgar. No entanto, a reação delas mostra rapidamente quem elas são, o que é um filtro para você no futuro.

Não pedir apoio quando você precisa é orgulho. E o orgulho o isola

Como treinar o hábito de pedir ajuda?

Simples: peça mesmo quando você não precisa. Neste caso, não precisa ser para você. Pode ser para outro empreendedor que ainda não se livrou das emoções negativas que o impedem de pedir ajuda.

Ah, mais uma coisa…

Quando receber assistência, sempre se sinta em débito. Não necessariamente em relação a pessoa que te ajudou, mas perceba que a engrenagem só funciona se gentileza gerar gentileza.

Peça ajuda, ofereça ajuda. É só isso. O segredo do sucesso empreendedor é sempre mais simples do que imaginamos.

*Ricardo Ricchini é especialista em soluções simples para vendas complexas. Auxilia empresários a gerar mais negócios com inteligência emocional. SiteInstagramLinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
1
Mais informações?
Olá!
Como podemos lhe ajudar?