E mais uma vez o carnaval venceu

Se você esperar passar o carnaval para começar o seu ano, estará desperdiçando 49 dias de 2024. Mas piora. Se você não mudar esse hábito, vai jogar fora 63 dias em 2025!

Por Ricardo Ricchini*

O ano só começa depois do carnaval
O ano só começa depois do carnaval. Essa frase te dá orgulho ou vergonha?

A primeira vez que olhei o calendário de 2024 e vi que o carnaval seria próximo ao início do ano, fiquei muito animado, porque a frase repugnante que atrasa a vida do empreendedor, permanece verdadeira em nossas vidas: “O ano só começa depois do carnaval”.

Na sequência, fui refletir sobre essa “animação”. Com o que eu estava me contentando? E fiz as contas. Eu estava feliz por perdermos apenas  13,4% do ano. Só na largada. E olha, não estou contando a primeira semana do ano.

Então iniciei os esforços de nadar contra a maré desse comportamento brasileiro e buscar resultados logo no início do ano. E infelizmente encontrei muita resistência, preguiça e desculpas.

Se eu quero te convencer a mudar esse hábito (de inibir o potencial dos seus negócios), não é um bom argumento falar de dinheiro, pois se eu especular que pode deixar de ganhar quase 15% dos rendimentos do ano, você pode contra-argumentar que esse ócio inicial vai catapultar seus ganhos ao longo do ano.

O problema é que parte dos empreendedores não acreditam em si mesmos

Portanto, para dramatizar a situação, vamos usar o seu corpo.  Um braço, até o ombro, representa cerca de 6,6% do seu peso corporal. Dispensar os dois então, chegaria próximo da porcentagem que estamos aceitando abrir mão em 2024. Se considerarmos que o carnaval 2025 será em março, estaríamos permanentemente aceitando limitar nossas capacidades. Ou precisando nos esforçar continuamente mais para compensar as perdas. 

O problema aqui é que parte dos empreendedores não acreditam em si mesmos. Às vezes eu falo (para quem me pede ajuda): “Se você não ficar esperando, você avança mais rápido”.

Mas eles hesitam. Mesmo tendo a ajuda de uma rede de centenas de empreendedores, não acreditam que possam obter resultados. Então, eles esperam. Pior que faz sentido! Se todos estiverem parados, o esforço de se mexer vai ser muito grande. Nadar contra a maré pode ser desgastante demais…

Contudo, preste atenção nisso: o impulso sempre supera a espera. Encontre uma maneira de fazer algo funcionar. Se o dinheiro não está circulando nesse momento, faça uma permuta. Se as pessoas estão pouco dispostas a comprar, é um bom momento para planejar e desenvolver uma parceria. 

Você não precisa de dinheiro, você precisa de ânimo… e uma pessoa com habilidades complementares e os mesmos valores que os seus. Entretanto, terá de se mexer para conseguir fazer a conexão certa. Fazendo isso, quebra o ciclo da espera. E pode contagiar outras pessoas a fazer o mesmo. E nunca mais vai perder 13,4%. Ou a porcentagem que for.

Para finalizar:

1. Não pense pequeno. Não espere uma data padrão para iniciar o movimento.

2. Resista ao “inconsciente coletivo”. Descansar é bom. Mas saber gerenciar o tempo para nunca ficar exausto é melhor.

3. Você está a distância de uma boa parceria para progredir. Pense nisso!

*Ricardo Ricchini é nexologista, especialista em soluções simples para temas complexos. Mestre em networking estratégico, ajuda empresas a conquistar relacionamentos de alto desempenho, mostrando como o domínio das emoções fecha muito mais negócios. SiteInstagramLinkedIn

4 thoughts on “E mais uma vez o carnaval venceu

  1. Joely Solano says:

    Brilhante definição .👏🏻
    Como voce disse já na largada do ano pois, as perdas se tornam maiores quando pensamos nas emendas dos feriados durante todo ano. Vale a reflexão, depende de nós empresários termos atitudes para mudarmos esse cenário.

    • Ricardo says:

      Como disse a Oprah Winfrey
      “A maior descoberta de todos os tempos é que uma pessoa pode mudar seu futuro simplesmente mudando sua atitude”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
1
Mais informações?
Olá!
Como podemos lhe ajudar?