Se você esperar passar o carnaval para começar o seu ano, estará desperdiçando 49 dias de 2024. Mas piora. Se você não mudar esse hábito, vai jogar fora 63 dias em 2025!
Por Ricardo Ricchini*
A primeira vez que olhei o calendário de 2024 e vi que o carnaval seria próximo ao início do ano, fiquei muito animado, porque a frase repugnante que atrasa a vida do empreendedor, permanece verdadeira em nossas vidas: “O ano só começa depois do carnaval”.
Na sequência, fui refletir sobre essa “animação”. Com o que eu estava me contentando? E fiz as contas. Eu estava feliz por perdermos apenas 13,4% do ano. Só na largada. E olha, não estou contando a primeira semana do ano.
Então iniciei os esforços de nadar contra a maré desse comportamento brasileiro e buscar resultados logo no início do ano. E infelizmente encontrei muita resistência, preguiça e desculpas.
Se eu quero te convencer a mudar esse hábito (de inibir o potencial dos seus negócios), não é um bom argumento falar de dinheiro, pois se eu especular que pode deixar de ganhar quase 15% dos rendimentos do ano, você pode contra-argumentar que esse ócio inicial vai catapultar seus ganhos ao longo do ano.
O problema é que parte dos empreendedores não acreditam em si mesmos
Portanto, para dramatizar a situação, vamos usar o seu corpo. Um braço, até o ombro, representa cerca de 6,6% do seu peso corporal. Dispensar os dois então, chegaria próximo da porcentagem que estamos aceitando abrir mão em 2024. Se considerarmos que o carnaval 2025 será em março, estaríamos permanentemente aceitando limitar nossas capacidades. Ou precisando nos esforçar continuamente mais para compensar as perdas.
O problema aqui é que parte dos empreendedores não acreditam em si mesmos. Às vezes eu falo (para quem me pede ajuda): “Se você não ficar esperando, você avança mais rápido”.
Mas eles hesitam. Mesmo tendo a ajuda de uma rede de centenas de empreendedores, não acreditam que possam obter resultados. Então, eles esperam. Pior que faz sentido! Se todos estiverem parados, o esforço de se mexer vai ser muito grande. Nadar contra a maré pode ser desgastante demais…
Contudo, preste atenção nisso: o impulso sempre supera a espera. Encontre uma maneira de fazer algo funcionar. Se o dinheiro não está circulando nesse momento, faça uma permuta. Se as pessoas estão pouco dispostas a comprar, é um bom momento para planejar e desenvolver uma parceria.
Você não precisa de dinheiro, você precisa de ânimo… e uma pessoa com habilidades complementares e os mesmos valores que os seus. Entretanto, terá de se mexer para conseguir fazer a conexão certa. Fazendo isso, quebra o ciclo da espera. E pode contagiar outras pessoas a fazer o mesmo. E nunca mais vai perder 13,4%. Ou a porcentagem que for.
Para finalizar:
1. Não pense pequeno. Não espere uma data padrão para iniciar o movimento.
2. Resista ao “inconsciente coletivo”. Descansar é bom. Mas saber gerenciar o tempo para nunca ficar exausto é melhor.
3. Você está a distância de uma boa parceria para progredir. Pense nisso!
*Ricardo Ricchini é nexologista, especialista em soluções simples para temas complexos. Mestre em networking estratégico, ajuda empresas a conquistar relacionamentos de alto desempenho, mostrando como o domínio das emoções fecha muito mais negócios. Site – Instagram – LinkedIn
Verdade Richini, vamos viabilizar nossa parceria. Me liga para agendarmos nossa primeira RDN de 2024.
Antes do carnaval!
Brilhante definição .👏🏻
Como voce disse já na largada do ano pois, as perdas se tornam maiores quando pensamos nas emendas dos feriados durante todo ano. Vale a reflexão, depende de nós empresários termos atitudes para mudarmos esse cenário.
Como disse a Oprah Winfrey
“A maior descoberta de todos os tempos é que uma pessoa pode mudar seu futuro simplesmente mudando sua atitude”