A Importância da Assessoria de Imprensa na Gestão de Crises: Uma Aliada Estratégica para a Reputação Empresarial

*Adriana Vasconcellos Soares

A assessoria de imprensa é importante para ajudar uma empresa a lidar com uma crise de maneira eficaz, clara, coerente e transparente.

O gerenciamento de crise é um conjunto de procedimentos e ações que devem ser adotados diante de uma situação de crise. Ele tem o objetivo de minimizar impactos negativos e identificar oportunidades de melhoria da imagem e reputação de uma empresa ou instituição. Responsável por lidar com a comunicação da empresa e gerar informações seguras para a imprensa e o público em geral, a assessoria de imprensa vai ajudar a empresa a se preparar para uma crise, criando um plano de comunicação que estabeleça os procedimentos a serem seguidos em caso de emergência. O plano deve incluir uma lista de contatos da mídia, as principais mensagens a serem transmitidas e as etapas a serem seguidas para monitorar e gerenciar a crise.

Responsável por gerenciar as informações a serem divulgadas para a mídia e público, durante uma crise, a assessoria de imprensa irá fornecer informações precisas e atualizadas para evitar especulações ou informações errôneas que possam causar danos à imagem da empresa.

A assessoria de imprensa será proativa na comunicação com a mídia e o público, divulgando informações importantes sobre a crise e as ações tomadas pela empresa para lidar com ela. Isso ajuda a construir confiança e transparência com a mídia e com o público em geral.

Também pode preparar porta-vozes, treinando esse profissional a fim de ensiná-lo a lidar com a imprensa e como se comunicar de forma eficaz durante a crise. Isso ajuda a garantir que as mensagens da empresa sejam claras e coerentes em todas as plataformas de mídia.

A assessoria de imprensa auxilia ainda no gerenciamento da reputação da empresa durante e após a crise, restaurando a confiança do público e reparando quaisquer danos à imagem da empresa. Isso pode envolver a criação de um plano de recuperação da reputação, algo que visa reconstruir a imagem da empresa após a crise.

Em resumo, a assessoria de imprensa pode ser uma ferramenta importante para beneficiar o empresário e a sua empresa em um momento de crise de maneira eficaz, garantindo que a comunicação com a mídia e com o público seja clara, coerente e transparente.

*Adriana Vasconcellos Soares é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes e Pós-graduada em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Atua desde 2.000 no desenvolvimento de estratégias para divulgar empresas, produtos, e serviços em geral. Atualmente é sócia da Six Comunicação, uma agência focada em Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa. Fundada em 2012, a Six Comunicação é especializada em desenvolver e estabelecer mecanismos de comunicação que gerem novos negócios, fixe a marca e alavanquem a credibilidade de seus clientes na mídia jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
1
Mais informações?
Olá!
Como podemos lhe ajudar?