Ignorar a si mesmo e as pessoas, o maior erro do empreendedor

*Érika A. Rossi

O empreendedor de um pequeno negócio precisa ter equilíbrio e assumir vários papéis, como o de visionário, empresário e especialista. Para que isso ocorra é fundamental desenvolver competências e habilidades comportamentais de liderança e técnicas e conceituais de gestão para ter sucesso no todo e nas partes do seu negócio.

O equilíbrio é alcançado ao desenvolver o “eu negócio” e o “negócio”, trabalhando em pilares como a ideologia central, objetivos claros, indicadores de desempenho, inovação e melhoria contínua, estrutura organizacional, liderança e capital humano. Tudo que proporciona a sustentabilidade para inovação, mensuração e orquestração do negócio do presente para o futuro.

E é exatamente no elemento da sustentação do negócio, ou seja, “estrutura organizacional, liderança e capital humano”, que o empreendedor comete erros importantes, o que pode minar o crescimento e desenvolvimento. Quando se trata de pessoas, o capital mais importante da empresa, o empreendedor pode não dar a devida importância, pois, está preocupado apenas com os números, só que os números são obtidos através das pessoas. E começam a se multiplicar os problemas no relacionamento e comunicação com ele mesmo e com clientes internos, clientes externos, parceiros e investidores, ou seja, com “pessoas”.

A mente lógica guia o empreendedor para soluções dos problemas, através de produtos e serviços, mas, o diferencial está no capital intangível (pessoas) e nos subprodutos que elas proporcionam aos clientes: confiança, reputação, transparência, adaptabilidade, customização, personalização, experiência, relacionamento e comunicação, resumindo, felicidade. Os negócios vendem um produto ou serviço com qualidade, preço competitivo, inovação para atender um
problema, mas, os clientes internos e externos, compram tudo isso e mais os subprodutos intangíveis, ou seja, o que traz felicidade, conforto e bem-estar para a sua vida.

Os erros mais comuns dos empreendedores quando se trata de pessoas:

• Priorizar competências e habilidades técnicas e se esquecer das comportamentais para o seu desenvolvimento e da sua equipe, o que pode dificultar a compreensão das necessidades tangíveis e intangíveis dos clientes internos e externos. A solução é investir no desenvolvimento
pessoal e profissional para obter um melhor empenho e desempenho e resultados.

• Contratar a pessoa certa para o lugar certo é fundamental para o pequeno negócio, mas muitos empreendedores têm pressa e não dão importância para o capital humano que vai fazer o seu negócio acontecer ou não. Acabam cometendo erros na contratação, como contratar alguém parecido com eles para fazer, exatamente, o que não gostam de fazer ou sem definir objetivos, responsabilidades e perfil técnico e comportamental necessários. Essa prática leva a um ciclo vicioso de contratação e demissão, prejudicando o crescimento do negócio. A solução é estruturar o processo de contratação, conectando as necessidades do negócio e as pessoas que realmente, precisa.

• Contratar um profissional para um cargo e depois mudá-lo para outro sem considerar o aspecto comportamental, técnico e legal, o que pode levar a problemas com pessoas e perdas de reputação e financeira. E o pior deles, quem não conhece seus objetivos e contribuição nos
resultados tende a ficar desengajado e desmotivado e viver o presenteísmo laboral e isso no pequeno negócio é fatal. A solução é ter o plano de negócio alinhado as pessoas, mapeamento comportamental do capital humano, treinar e desenvolver a equipe, estar atento à legislação e
mudanças internas, celebrar mudanças e ter uma descrição de cargo atualizada.

• Muitas pequenas empresas começam a crescer e não têm um modelo de liderança, gestão e governança. Atuam sem políticas e não tem, ao menos, um manual de procedimento para dizer como as coisas funcionam por lá. E para quem não tem direção, qualquer caminho serve. Sem um modelo a seguir e uma direção, cada um faz do seu jeito. A solução é estabelecer um modelo estruturado, com políticas e procedimentos claros e possibilidade de adaptação, desde o início do negócio, a fim de garantir um crescimento maduro.

• Muitos empreendedores acreditam que a tecnologia e as metodologias ágeis são a solução para todos os seus problemas e que investir no treinamento e desenvolvimento das pessoas não vale a pena, é perda de tempo e custos. A qualidade humana é crucial para o sucesso das pequenas empresas na Era Digital. As pessoas são responsáveis por aplicar tecnologias e metodologias, além de inovar, atender ao cliente e desenvolver o intraempreendedorismo. A falta de treinamento leva à rotatividade, sobrecarga do empreendedor e perda de clientes. A solução é diagnosticar as necessidades de treinamento da equipe e integrá-las ao trabalho, promovendo o desenvolvimento pessoal e do negócio.

• Os empreendedores frequentemente reclamam do comprometimento e da execução das ações por parte da equipe e dos comportamentos indesejados. Porém não agem para resolver esses por incapacidade de lidar com pessoas e processos. A solução proposta é compreender pessoas, dando feedbacks adequados e criando um plano de ação, registrando tudo e acompanhando o progresso. Se não der certo, é preciso saber quando fazer o desligamento de forma adequada, reconhecendo que as relações são cíclicas.

Os empreendedores bem-sucedidos que admiramos, começaram seus negócios com maturidade e com visão ampliada para pessoas, sabem que o empreendedorismo é a energia motriz da economia e entendem que a qualidade humana é o que distingue seu negócio dos demais.

* Erika A. Rossi é Administradora de Empresas, especializada em Recursos Humanos e Negócios, Mentoria Holística e Sistêmica, Coaching Empresarial e Executivo atua como especialista, consultora, mentora, líder & gestora de Capital Humano & Negócios, há mais de 25 anos, formando e desenvolvendo profissionais para o Brasil e para o mundo para diferentes áreas de negócios  Através de uma jornada evolutiva, personalizada, embarcando, treinando, desenvolvendo, preparando profissionais para elevar a sua consciência, maturidade e prontidão na vida pessoal e profissional, o que impacta e traz resultados para profissionais e negócios.  Com carreira construída em grandes empresas nacionais, Grupo Martins (maior atacado distribuidor marketplace do Brasil) e multinacionais como o (Grupo Air Liquide – líder mundial em gases, tecnologias e serviços para Indústria e Saúde) e através da EAR Consultoria para o Desenvolvimento Organizacional e do Capital Humano Ágil, processo, para o qual tem metodologia própria e exclusiva ® para ajudar profissionais em suas carreiras e empresas em seus negócios.

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