Eventos de final de ano: como fazer seu pitch!

Celebrações corporativas de final de ano são excelentes oportunidades de se apresentar para empreendedores que você quer fazer negócios, mas você precisa saber como fazer seu pitch nessas ocasiões para não ser nem agressivo, nem esquecível.
Por Ricardo Ricchini*

Chegou o momento em que teremos muitos eventos de final de ano. E muitas oportunidades de preparar o terreno para negócios em 2024.

Se a festa envolver networking, não só é permitido, como incentivado que você tenha um pitch na ponta da língua.

Mas não um pitch de venda. Não queira ser conhecido como quem só pensa no dinheiro dos outros.

Nós temos medo de sermos julgados. Este é o problema. Já aconteceu comigo! Com a preocupação em não ser um mala, eu desviava de todas as conversas de negócios porque não tinha me preparado. Isso é um erro. E um desperdício de oportunidades.

Então seguem 4 passos simples, portanto fáceis de lembrar, para você usar nas festas de fim de ano:

  1. Faça as pessoas se apresentarem para você!
  • Olá, você é o…

Você tem que saber com quem quer ou vai conversar. Improviso e aleatoriedade estão fora da vida do eupresário de sucesso. Se não souber o nome, pode trocar por “Você trabalha com o…” ou “É você que empreende com…”

Isso vai fazer com que a pessoa seja muito mais receptiva e também pergunte sobre você, abrindo espaço para uma apresentação “autorizada”.

  1. Apresente-se sem rótulos
  • Eu ajudo (facilito, oriento) as empresas a…

Aqui você foca na solução para essa pessoa (e a empresa dele). Ou seja, o mesmo serviço pode “curar dores” diferentes em mercados diferentes, mas o que importa é você ser relevante com quem estiver conversando.

Nos treinamentos gratuitos que ministro para os membros do Nexus, ensino a técnica do “eu ajudo”, muito mais eficaz do que o “você precisa comprar de mim”.

  1. Deixe claro o que você quer
  • Admiro sua empresa porque é especialista em… Mas eu acredito que posso…

Lembre-se, se estiver em um evento corporativo e a conversa estiver fluindo, você tem o direito de mostrar como você é útil e necessário, desde que seja breve e sucinto.

  1. Finalize com o “Call to Action”
  • Vamos conversar no início do ano, quando você vai estar mais tranquilo, mas também focado nos resultados de 2024?”

Em meus treinamentos, sempre digo para marcar dia e horário, gerando compromisso, mas estamos em uma festa e você não precisa abrir a agenda no celular 🙄 né?

Apenas, quando tiver tempo, anote a abertura que foi dada para a próxima conversa, que já estará bem encaminhada.

Celebre!

*Ricardo Ricchini é COO do Nexus e especialista em soluções simples para vendas complexas. Auxilia empresários a gerar mais negócios com inteligência emocional. Site – Instagram – LinkedIn

4 thoughts on “Eventos de final de ano: como fazer seu pitch!

    • Ricardo says:

      Obrigado, Sérgio! Se pitch não for direto ao ponto, não é pitch, portanto o artigo tem que seguir na mesma linha =)

    • Ricardo says:

      Oba!
      Existe um conceito muito bacana de Visão + Rotina.
      A visão é o elemento criativo que descobre os caminhos para atingir o objetivo, no nosso caso, um pitch que chame a atenção!
      A rotina é o elemento conservador que permite aprender a transmitir fielmente o que se deseja transmitir, no nosso caso, a repetição semanal.
      Quando visão e rotina, apesar de atraírem para direções opostas, se mesclam com eficiência, a comunicação se torna arrasadora!

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