7 dicas para aumentar a eficácia do seu networking

Ricardo Ricchini*

networking Nexus

Eu gosto de dizer que Networking Profissional é a arte de cultivar a nossa rede de relacionamentos empresariais.

Usando o termo “cultivo” como foi originariamente concebido, podemos dizer que para cultivar a terra, precisamos de boa vontade, paciência, técnicas, ferramentas, água, fertilizante… E tempo. Só então ocorre a colheita.

Para quem vive nas cidades, não faz muito sentido cultivar seu alimento. Olhamos para o plantio, olhamos para a colheita e notamos que é bem mais prático comprar comida no supermercado. Até aqui tudo bem, mas veja que interessante como temos pouco controle sobre a qualidade do que comemos. Na atualidade há uma grande preocupação com sementes transgênicas, excesso de agrotóxicos e os famosos antes dos rótulos (conservantes, estabilizantes, corantes, acidulantes…) Não gostamos de nada disso, mas a maioria de nós simplesmente aceita as regras do mercado, porque é um processo sobre o qual não temos domínio.

Com as relações é diferente. Nós passamos a vida toda agricultando relacionamentos e a qualidade dos frutos que colhemos está diretamente associada a maneira como tratamos o cultivo.

O curso para cultivar relacionamentos, que iniciamos ainda quando crianças, se chama vida, portanto, errar faz parte do processo. Já para o networking profissional, que é o assunto deste artigo, podemos usar técnicas e ferramentas para errar menos, mas enquanto não alinharmos nossa postura pessoal com a profissional, essas ferramentas e técnicas podem até ser nocivas. Seremos o indivíduo que tem preguiça de se relacionar profissionalmente, mas algumas vezes vestimos uma máscara para praticar uma obrigação do mundo corporativo. E não entendemos porque nosso networking profissional não funciona.

Não julgue seus resultados pela colheita que você obtém, mas pelas sementes que você planta

Robert Louis Stevenson

Abaixo, vou passar 7 dicas cuidadosamente elaboradas que contém praticamente tudo o que você precisa para obter alto desempenho no Nexus, que é o verdadeiro Networking raiz!

1. Invista em capital social

Capital Social é a conta bancária de credibilidade que construímos ao longo de nossa vida. Invista nele e você terá crédito sempre que precisar transformar ideias em ações. Como fazer? Ajude as pessoas das suas conexões a atingirem seus objetivos. Quando menos esperar, você também será ajudado.

2. Aprenda a se expressar claramente sobre seu negócio

Muitos profissionais que entram em grupos de networking montam negócios depois que foram desligados de grandes empresas. E as vezes esse novo empresário conhece muito sobre o ramo em que atua do ponto de vista de corporações, mas passa a atender pequenas contas sem fazer a adaptação necessária no seu mindset.

Não tendo clareza suficiente sobre o seu negócio, tem dificuldades ao treinar o grupo de networking para que sejam potenciais propagadores de sua marca.

3. Tenha fome e sede de aprender

Bons grupos de networking tem regras, métodos, incentivam os membros a se conhecerem e conhecer mais profundamente o negócio de cada um. Sem disposição, entusiasmo e muita vontade de descobrir coisas novas, passe longe do networking profissional.

4. Estude muito sobre Perfil comportamental

Cada pessoa tem qualidades que acabam por definir ou evidenciar suas competências. Analisar esses comportamentos deixa mais nítido os pontos fortes e os de melhoria nos indivíduos. Com essa informação você pode auxiliar melhor o grupo e formar verdadeiras equipes multidisciplinares, o que torna o grupo campeão.

Exemplos:

– Uma pessoa criativa e intuitiva consegue antecipar o futuro, com grande capacidade de provocar mudanças na sociedade. Ao mesmo tempo, tem grandes chances de ser distraída e sem foco no que está acontecendo no momento.

– Uma pessoa que gosta de contribuir e que “joga pelo time”, faz o necessário para manter a harmonia de um grupo. Tem tudo para fazer sucesso no network, desde que não acoberte conflitos e não coloque o que chama de felicidade do grupo acima dos resultados estabelecidos.

– Um estrategista organizado e detalhista aceita regras e responsabilidades, mas pode ter dificuldades de se adaptar a mudanças e ter grande apego ao controle.

– Uma pessoa prática e cheia de iniciativas faz acontecer e é altamente motivada, mas pode pensar primeiro em seus resultados, deixando o grupo em segundo plano. Faz as coisas do modo mais prático e rápido, mesmo que tenha que quebrar as regras do grupo.

Espero que estes exemplos tenham te convencido sobre a importância do estudo de perfis comportamentais, porque te ajudam a ficar com o observador ligado. Aproveite e estude também o seu próprio perfil e descubra se ele está alinhado com seus propósitos.

5. Tenha uma atitude de diplomata

Ou seja, fale e entende o “idioma” das outras pessoas.

Diplomata é aquele que se insere na cultura dos outros para buscar as melhores soluções para todos. A medida em que você vai trazendo o arquétipo do diplomata para si, vai ampliando sua capacidade de se comunicar em busca de resolver necessidades.

Diplomacia, em nosso contexto, é se esforçar para oferecer as melhores soluções, se inserindo na maneira como as pessoas estão enxergando as questões… Não na sua maneira.

Em outras palavras, o diplomata é empático, mas naturalmente o diplomata é persuasivo, porque as pessoas ao seu redor entendem a integridade de suas intenções.

6. Tenha clareza sobre o que busca

O alinhamento dos propósitos pessoais e profissionais define o entendimento que o Networker tem da vida, estabelece sua autenticidade, o que se traduz em sucesso na comunicação e nos negócios.

Vai ficando óbvio que felicidade e capacidade de vender (e de se vender) estão completamente ligadas. Trabalhar onde você não se sente pleno, de uma forma ou de outra afeta seu desempenho ao fazer Network.

Se sente dificuldades neste nível, analise se você precisa rever sua vida profissional ou aprender a amar o que faz.

7. Creia no poder do Networking Profissional

Qual é o momento em que atingimos a excelência no que decidimos empreender? Todos os dias! Se eu me proponho a fazer algo e dou o meu melhor, todo dia vai ser o melhor dia. E amanhã vai ser melhor. Sempre! A comparação com outras pessoas (que ralaram muito, mas desconsideramos essa parte) e o medo de fracassar nos impedem de enxergar o óbvio: A jornada é que importa. Sem o seu melhor desempenho hoje, como é possível melhorar para fazer o seu melhor na próxima oportunidade?

Quando você está alinhado com seus propósitos e decidido a dar o seu melhor, logo vai encontrar outras pessoas na mesma vibração (e não tema recusar a companhia de pessoas pouco íntegras). Esses companheiros de Networking não corrompem nem aceitam se corromper, acreditam no ganha-ganha (negociação onde não há perdedores), usam a fala para expressar verdades.

Essas pessoas colocam em primeiro lugar o seu espírito de doação, sabendo que contribuir com a sociedade é o melhor a se fazer pelo bem comum.

Minha sugestão é que você escolha uma dica, pratique com determinação. Quando estiver confortável, comece a dar atenção para outra dica. A tendência é que cada uma vai te ajudará a desenvolver a outra, gerando o resultado que você espera de um grupo como o Nexus.

A pequena, mas poderosa célula social chamada grupo de networking, tem o poder de mudar o mundo, se você realmente acreditar no seu espírito empreendedor.

*Ricardo Ricchini é mentor de vendas e especialista em networking. Auxilia empresários a conquistar alto desempenho comercial utilizando inteligência emocional e neurociência siteInstagram LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
1
Mais informações?
Olá!
Como podemos lhe ajudar?