Empresário ou empreendedor: quem precisa mais de networking?

Entender a diferença entre empreendedores e empresários faz muito sentido para entender os benefícios que o networking traz para seus negócios

Por Ricardo Ricchini*

Quando estávamos elaborando a área do site do Nexus para interessados fazerem parte do nosso time, pensamos: “Quem queremos conosco?” Tanto empresários quanto empreendedores se beneficiam do networking, mas de maneiras diferentes. Então, antes de entrar no tema, é melhor explicar a diferença entre esses dois tipos de idealizadores e realizadores.

Qual a diferença entre empreendedor e empresário?

Empreendedor e empresário são dois termos frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas eles têm diferenças sutis em seus significados.

O empreendedor é uma pessoa que identifica uma oportunidade de negócio e trabalha para transformá-la em uma empresa bem-sucedida. Os empreendedores são conhecidos por sua criatividade, habilidade de identificar oportunidades de mercado, disposição para correr riscos e capacidade de liderança. Eles são muitas vezes vistos como inovadores e disruptores, que buscam mudar a forma como as coisas são feitas.

O empresário é alguém que possui e administra uma empresa, independentemente de tê-la criado. Os empresários são responsáveis ​​por tomar decisões estratégicas, gerenciar as operações diárias da empresa, gerir a equipe e garantir a rentabilidade do negócio. É ideal que tenham habilidades de gestão sólidas e conhecimento técnico do setor em que operam.

Empreendedores desenvolvem empresas do zero, mas à medida que suas empresas crescem e exigem mais estrutura e gestão, tendem a se tornar empresários.

Qual deles se beneficia mais do networking?

Empreendedores costumam ter mais interesse no Nexus, porque geralmente estão em estágios iniciais do desenvolvimento de seu negócio, portanto faz muito sentido, nessa fase, focar em estabelecer conexões com outros profissionais e empresas para obter recursos, ideias e oportunidades de negócios.

Empreendedores buscam clientes e sair da solidão empresarial

Um empresário geralmente já possui um negócio estabelecido e, portanto, pode estar mais interessado em fazer contatos para expandir seus negócios, buscar novos fornecedores ou clientes, ou encontrar novas oportunidades de investimento. O networking aumenta a visibilidade e credibilidade das empresas, e o empresário encontra soluções para problemas específicos que possam surgir em sua rotina de negócios.

Empresários buscam networking para expandir sua rede de contatos

No final das contas, empresários e empreendedores se beneficiam muito do networking, pois o mundo dos negócios é feito por pessoas e como disse Simon Sinek, “Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

É importante que ambos dediquem tempo e esforço para construir e manter uma rede de contatos forte e diversificada.

*Ricardo Ricchini é especialista em networking e negociações. Auxilia empresários a conquistar alto desempenho comercial utilizando neurociência e inteligência emocional. SiteInstagramLinkedIn.

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